top of page

“Eu não quero ser mãe, eu não me imagino sendo mãe, eu não me imagino sustentando uma criança, e muito menos me imagino parindo uma criança, então eu faria aborto novamente.”

 

 

 

 

     Laís tem 19 anos, olhos verdes, um rosto jovial e ao mesmo tempo meigo. Um sorriso perfeito e encantador. Ela já fez aborto duas vezes. O primeiro, foi aos 16 anos. “Tudo que pensei foi Jesus, agora não, mas na verdade eu nunca quis [ter filho]” conta a jovem. Ela percebeu que estava com a menstruação atrasada e então decidiu fazer o teste de gravidez. A surpresa veio logo em seguida, quando o resultado foi positivo. “Por alguma razão eu conheço muito de chá, conheço de todos os tipos. Aí eu tomei um chá para descer e deu certo. Fiz o teste de novo e estava negativo”. Ela desconfia que não estava grávida mais do que  um mês, por isso disse não ter sentido nada.

     De acordo com o estudo publicado em 2010 pelo jornal inglês The Guardian, o feto humano não sente dor antes de 20 semanas de concepção, ou seja, antes dos 6 meses, pois as conexões nervosas no cérebro não são formadas antes desse período.

     Mas, as consequências para o corpo da mãe podem ser ruins muito antes desse tempo. Com 19 anos, e depois de mais ou menos três meses, Laís descobriu que estava grávida novamente do seu namorado, e a jovem seguiu convicta da sua vontade de não ter filho. “Eu fiquei um pouco assustada, porque não tinha certeza se eu estava [grávida]. Não tinha feito o teste né? Estava trabalhando, tinha acabado de terminar o namoro, estava com depressão, aí eu fiquei meio assim, sem saber o que fazer”, conta a jovem. Mesmo sem ter total certeza da gravidez ela afirma que tomou dois litros de chás bem forte de Arquemísia, misturado com canela. A jovem afirma que sentiu cólicas e durante dois dias teve sangramento.  

    Esse sangramento depois de um aborto pode acontecer por poucos dias ou muitos, variando de pessoa a pessoa. Em média, as mulheres sangram durante 9-14 dias depois de fazer um aborto medicinal. Algumas mulheres continuam com esse sintoma ou libertando coágulos até quatro semanas depois do procedimento.

     Após os primeiros dias de sangramento mais intenso, algumas mulheres têm pouca ou nenhuma perca de sangue, algumas podem ter durante o dia com pausas e recomeços, e outras semelhante a um período menstrual durante várias semanas. Se não houver sintomas de complicações, mesmo que o sangramento dure mais tempo, não é perigoso e é seguro a mulher esperar que ele pare naturalmente. Caso o continue forte (tendo de usar mais do que dois ou três absorventes a cada hora durante mais de 2 ou 3 horas),  dor abdominal intensa que não é aliviada com analgésicos ou que continua por 2-3 dias depois de tomar os comprimidos, febre acima de 38ºC durante mais de 24 horas ou corrimento vaginal anormal é sinal de que houve complicações no processo e a mulher deve procurar ajuda o mais rápido possível, como afirmam manuais e sites relacionados ao tema. “Remédio é caro, sendo que o chá é o mesmo efeito e é natural. Por isso que eu escolhi pelo chá” explica a jovem. Sem nenhum apoio, Laís fez os dois procedimentos sem contar a ninguém, e leva esse segredo consigo para sempre.

Ilustração: Christiny Pamela Zago

-
00:00
bottom of page